Poluição

Poluição gerada pelo PET durante todo o seu ciclo de vida (desde a produção até o descarte)

Existem impactos diretos, causados pelo ciclo produtivo da embalagem PET, impactos indiretos causados pelo transporte do produto engarrafado até o local de consumo e os impactos do pós-consumo, pelo descarte da embalagem (lixo). 
Os impactos diretos da embalagem englobam todo o ciclo de vida da produção da garrafa, até o envase do produto. No caso da embalagem PET este ciclo se inicia com a extração do petróleo, a fabricação da preforma, produção da garrafa, lavagem e encaminhamento para envase. Para a análise do ciclo de vida são considerados o consumo de recursos naturais e outras matérias primas, consumo de água e energia, emissões atmosféricas, geração de efluentes líquidos e geração de resíduos sólidos.  É bom lembrar que, caso a garrafa seja reciclada, devem ser considerados também os impactos causados pelo processo da reciclagem. Se considerarmos que as taxas atuais de reciclagem do PET estão por volta de 50% (ABIPET 2008), veremos que uma garrafa PET gera aproximadamente 8 vezes  o seu próprio peso em resíduos. Estes resíduos são medidos pelas emissões atmosféricas, efluentes líquidos (água usada e descartada no processo produtivo) e resíduos sólidos. Além disso, analisando-se comparativamente o ciclo de vida das embalagens de PET, alumínio e vidro, a embalagem PET é a que causa os maiores impactos ambientais.
Os impactos indiretos são causados principalmente pelo transporte da garrafa desde o seu local de envase até o local do seu consumo. Este transporte causa emissões atmosféricas, principalmente de CO2 (dióxido de carbono), que é responsável pelo agravamento do efeito estufa (aquecimento global).
Os impactos do pós-consumo são causados pelas garrafas encaminhadas para os aterros sanitários e principalmente por aquelas que são descartadas diretamente na natureza. No caso das garrafas descartadas corretamente, temos os impactos causados pela atividade de coleta e transporte do lixo, principalmente as emissões atmosféricas (CO2). Além disso, os nossos aterros estão cada vez mais distantes das grandes cidades e temos um problema crônico de falta de espaço para dispor do nosso lixo. O custo da coleta e disposição dos resíduos é cada vez mais alto para os contribuintes. Desta forma, recursos do município que poderiam ser investidos em saúde, educação, segurança, acabam subsidiando esta elevação dos gastos com o lixo. No caso em que as garrafas não têm destinação adequada e são descartadas diretamente na natureza, temos um problema ainda mais grave. Geralmente as garrafas vão parar nos rios, agravando a poluição da água e o problema das enchentes. O plástico demora mais de 100 anos para se decompor e pode causar até a perda de biodiversidade. Fragmentos de plástico podem ser consumidos por animais que os confundem com comida, levando-os à morte. Isto está se tornando especialmente grave nos oceanos, onde estudos indicam que boa parte das águas já está contaminada.

Coca-cola lança no Brasil a "plantBottle"
As garrafas PlantBottle™ são compostas por 30% de material vegetal e por 70% de PET tradicional. A The Coca-Cola  Company trabalhou com parceiros para desenvolver um processo de criação de garrafas PET que possuam uma combinação desses componentes. Atualmente, o material vegetal é composto por cana-de-açúcar e melado, um produto derivado do processamento da cana-de-açúcar.
No Brasil, PlantBottle™ começou a ser comercializada em abril de 2010, inicialmente nas embalagens de Coca-Cola de 500ml e 600 ml, no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Porto Alegre. Outros países estão desenvolvendo planos para começar a usar a embalagem PlantBottle™ também em 2010. Nossa meta é produzir, até o final deste ano, até 2 bilhões das inovadoras garrafas.
Essas garrafas devem aprimorar o benefício ambiental associado à embalagem PlantBottle™ por reduzir ainda mais o uso de material baseado em petróleo virgem durante sua manufatura. (Fonte: http://www.cocacolabrasil.com.br/plantbottle/plantbottle_basics.asp)