Whinfield e Dickson

John Rex Whinfield (1901-1966) inventou o terylene, uma fibra de poliéster sintética que é igual ou ultrapassa o nylon na dureza e resistência, e tornou-se universalmente utilizado como fibra têxtil. A invenção do terylene, também conhecido como Dacron, foi o culminar de muitos anos de estudo e de raciocínio sobre a estrutura molecular e propriedades físicas e químicas dos polímeros. Ele passou sua vida trabalhando como um pesquisador químico industrial e, finalmente, tornou-se diretor da divisão de fibras da Imperial Chemical Industries. O reconhecimento por seu trabalho veio nos últimos anos de sua vida.
Os estudos de Whinfield o levaram a acreditar que um poliéster, poderia funcionar, especificamente um poliéster feito de ácido tereftálico e etileno glicol. A segunda substância era disponível comercialmente, mas o ácido tereftálico era produzida apenas em pequenas quantidades. Whinfield pressionou a empresa para tentar algum trabalho com fibras; em 1940 ele finalmente foi capaz de dedicar algum tempo à pesquisa sobre fibras que ele estava pensando, e em março de 1941, ele e seu assistente, James T. Dickson, descobriram um método de condensação de ácido tereftálico e etileno glicol para produzir um composto que poderia ser elaborado em fibras. Os trabalhos empíricos demonstraram que as fibras tinham um alto ponto de fusão e eram resistentes à degradação hidrolítica.Whinfield e Dickson depositaram sua patente sobre o terylene em julho de 1941. A Grã-Bretanha estava envolvida na II Guerra Mundial naquele momento, e a utilidade potencial terylene para a indústria bélica foi analisada brevemente pelo Ministério do Abastecimento, para quem Whinfield chegou a trabalhar durante a guerra. Sabia-se que era uma invenção importante, mas a produção não foi  viável devido ao esforço de guerra, e registo da patente foi adiada até 1946, depois da guerra.
(Fonte: BOOKRAGS STAFF. "John R. Whinfield". 2005. September 8 2010. <http://www.bookrags.com/biography/john-r-whinfield-woc/>.)